segunda-feira, 17 de março de 2008

Aula 3 e 4


O conjunto de moléculas de DNA compõe os cromossomos, que estão localizados nos núcleos das células e arrumados aos pares. A espécie humana possui 46 cromossomos, sendo uma metade deles de origem materna, e a outra, de origem paterna. Cada cromossomo é composto por moléculas de DNA dispostas em seqüência única para cada indivíduo.
O DNA é extraído das células (utilizando-se o sangue, por exemplo), O passo seguinte, é decisivo, é a colocação das sondas radioativas de DNA que ligam-se às regiões preferenciais, posteriormente reveladas através de filmes de Raio X. O aspecto final é de uma seqüência de faixas , que compõem uma impressão digital do DNA para cada pessoa. Através do método, pode-se selecionar regiões preferenciais da molécula de DNA e verificar qual é a origem dos seus componentes

As enzimas de restrição reconhecem uma seqüência de bases específica na dupla-hélice de DNA e cortam ambas as fitas da hélice, em lugares determinados. Elas são indispensáveis na análise da estrutura dos cromossomos, seqüenciamento de DNA, isolamento de genes e na criação de moléculas novas de DNA que podem ser clonadas. Uma característica marcante de muitos desses sítios de clivagem é que eles possuem uma dupla simetria rotacional, isto é, a seqüência de reconhecimento é palindrômica e os sítios de clivagem são simetricamente posicionados.
Eletroforese em gel é uma técnica de separação de moléculas que envolve a migração de partículas em um determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial. As moléculas são separadas de acordo com o seu tamanho, pois as de menor massa irão migrar mais rapidamente que as de maior massa. Em alguns casos, o formato da moléculas também influi, pois algumas terão maior facilidade para migrar pelo gel.
A eletroforese normalmente é utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA.

Exame de paternidade baseia-se na identificação de marcas genéticas específicas que podem ser encontradas no sangue da mãe, do filho e do suposto pai. Estas marcas genéticas estão localizadas numa substância chamada DNA.

Nenhum comentário: